Espaço Psiquê

Outubro Rosa – Mês de prevenção ao Câncer de Mama

O mês de Outubro é o mês de prevenção ao Câncer de Mama, conhecido pela maioria das pessoas como “Outubro Rosa”. Quando falamos em prevenção, falamos de autocuidado e a prevenção envolve algumas medidas que podem ajudar a reduzir o risco da doença.

Sabemos que não é possível prevenir todos os casos, mas algumas práticas podem diminuir as chances de desenvolvimento da doença. Aqui, vamos apresentar algumas orientações importantes, vejamos:
1- Exames regulares: a realização de mamografias, de acordo com orientação médica, por volta dos 40 ou 50 anos, dependendo do histórico familiar e/ou fatores de risco.
2- Autoexame das mamas: Estar atenta as mudanças corporais, como nódulos, secreções ou alterações na pele podem ajudar a detectar no início.
3- Manter um peso saudável: Após a menopausa, o excesso de peso, aumenta o risco da doença.
4- Praticar atividades físicas: Exercícios regulares ajudam a reduzir os hormônios associados a doença e mantém o peso ideal.
5- Alimentação balanceada: Dietas ricas em frutas, vegetais e grãos integrais. Recomenda-se alimentação pobre em alimentos ultraprocessados.
6- Evitar o consumo de álcool: Evitar ou consumir moderadamente, tendo em vista que o álcool está relacionado a um maior risco de desenvolver o Câncer de Mama.
7- Não fumar: O tabagismo está relacionado a vários tipos de Câncer, inclusive o de Mama.
8- Amamentação: Ajuda a diminuir o risco de desenvolver a doença.
9- Consultar o médico regularmente: Consultas anuais ou semestrais com o seu médico de confiança, deverá ser realizada a fim de prevenir o aparecimento da doença, principalmente mulheres com histórico familiar ou genético.

Vale mencionar que o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2023- 2025, estima-se a ocorrência de cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama por ano no país, o que corresponde a uma taxa de incidência de aproximadamente 43 casos por 100 mil mulheres. Interessante mencionar que o Câncer de Mama é o tipo mais incidente em todas as regiões do Brasil, com exceção da região Norte, onde o câncer do colo do útero é mais comum. Em 2021, o câncer de mama causou cerca de 18 mil óbitos no Brasil.

A mortalidade está diretamente relacionada ao diagnóstico tardio, que é comum em várias regiões do país. De acordo com o site abaixo mencionado, em 2023, o câncer de mama continuou sendo a principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A taxa de mortalidade ajustada por idade foi de 11,71 mil óbitos por 100.000 mulheres. Como podemos perceber, a prevenção envolve um conjunto de hábitos saudáveis e acompanhamento médico regular, ajudando na detecção precoce e no controle dos fatores de risco da doença.

As campanhas de conscientização e a melhoria no acesso ao diagnóstico precoce e tratamentos eficazes, contribuem para a diminuição dos índices de mortalidade de pessoas vítimas da doença.

Referência Bibliográfica: 1- https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de- saude/controle-do-cancer-de-mama/dados-e-numeros/mortalidade – Acesso em 25/09/2024. 2- https://www.gov.br/inca/pt-br – Acesso em 25/09/2024.

Carolina Berruezo Brucoglieri CRP/SP – 06/121.448

Leia também

Conversando sobre a Maternidade

“Conversando sobre a Maternidade: os aspectos emocionais envolvidos e a importância dos vínculos afetivos” A maternidade é uma experiência única e conduz a mulher a

LEIA MAIS